Minicurso de Multiplicadores Ambientais destaca importância da coleta seletiva

por Erika Zordan e Luísa Portugal
O curso de Economia Doméstica da UFRRJ promoveu, na última sexta-feira, 2, o Minicurso de Multiplicadores Ambientais no auditório do CAIC. Das 8h às 11h30, o professor de geografia Francisco Carlos ministrou o curso, abordando temas relacionados ao programa de Coleta Seletiva Solidária- CSS, que pretende cumprir na UFRRJ o Decreto Federal nº 5.940/06. Este decreto determina que todas as instituições federais adotem a CSS e, no que diz respeito à Rural, está atrasada em cinco anos. Segundo dados divulgados pelo projeto CATA RURAL, a UFRRJ atualmente produz cerca de 12 toneladas de lixo por dia, sendo o Prédio Administrativo, seguido do ICHS, os que mais produzem lixo. A importância de reforçar intensamente a responsabilidade social com o meio ambiente, sobretudo a coleta seletiva, foi o tema central do evento.
O professor iniciou o curso afirmando ser a natureza a matéria-prima que move o planeta e ressaltou a importância da mobilização da população local quanto à separação consciente do lixo descartado. Lembrou o descaso dos órgãos públicos com a preservação do meio ambiente, citando como exemplo os problemas enfrentados pela região serrana do Rio de Janeiro no início do ano. Destacou, também, o crescimento do município de Seropédica, relacionado diretamente aos interesses de grandes empresas nos terrenos ainda disponíveis, com o objetivo de construir galpões. Francisco Carlos salientou a extensão do campus da Universidade, que muito em breve se tornará interessante para essas mesmas empresas.
Após o relato dos aspectos mais relevantes, o docente iniciou trabalhos lúdicos com os presentes, objetivando um melhor entendimento e buscando métodos de sensibilização da população ruralina, ou seja, alunos, professores e funcionários da Universidade.
Depois do almoço, as atividades foram retomadas com dinâmicas de inclusão dos presentes nas ações, fazendo com que todos entendessem os conteúdos transmitidos na prática e, com isso, pudessem analisar e propor ideias que abrangessem toda a Universidade na conscientização do tema.
Foto de Erika Zordan
Os participantes entenderam no minicurso que a descentralização da Universidade representa um problema para a execução das atividades propostas e chegaram a ressaltar a diferença do público alvo em cada instituto. Por isso, sintetizaram as propostas em projetos de cartazes, folders, murais semanais, palestras educativas, além de gincanas sobre recolhimento de lixo na semana de integração de calouros, que ocorre todo início de período letivo.

No final, além da empolgação dos presentes com os temas abordados e as práticas realizadas, houve uma grande confraternização dos participantes do minicurso.