Mostra de dança emociona alunos, professores e platéia

por Jennifer Ferreira
A Mostra de Dança do grupo Titânicos 2012-2 aconteceu na última terça-feira, no Auditório Gustavão, no P1, com o tema “Baladão”. Cerca de dez alunos do ICHS cursaram a disciplina responsável pela Mostra, Dança I.
Titânicos. Foto de Jennifer Ferreira.

A Mostra é um evento semestral e consiste na avaliação final dos alunos da disciplina, ministrada por Valéria Nascimento, dividida em aulas teóricas e práticas. A matéria é obrigatória para estudantes de Educação Física e livre-escolha para os demais cursos. Durante o semestre 2013-1, duas alunas de Belas Artes, cinco de jornalismo, uma de administração resolveram cursar como livre-escolha.

– Eu gosto de dança e as aulas do CAC são todas em horários que nós, dos cursos noturnos, temos as matérias obrigatórias- contou Luísa Portugal, estudante do quinto período de jornalismo, que viu na disciplina um horário alternativo. Ela disse ainda que “foi super legal, porque a professora é ótima e bastante atenciosa com as pessoas de livre-escolha”.
Mesma opinião de Mariana Ribeiro, também de jornalismo. Ela sempre gostou de dança e costumava fazer as aulas do CAC de Jazz e Ballet. Puxou a disciplina para se apresentar na Mostra e ajudar na organização da mesma, pois sempre admirou muito.
– Queria muito dançar na Mostra e ajudar na organização. Sempre achei que fosse um evento muito bacana, e merece muita valorização – disse Mariana, que por conta de contratempos, não pode se apresentar, assim como Luísa, com alguns problemas de saúde. Assim, as alunas ficaram na plateia, prestigiando os colegas de classe e se orgulhando de cada um.

Além dos alunos, a Mostra contou com grupos da Cia de Dança da UFRRJ e outros convidados de academias e outras companhias. Todos juntos, dançarinos e alunos, fizeram da Mostra um espetáculo. Teve de tudo: rock, funk, pagode, forró, pop, mímica. Deram um show! Sempre sob muitos aplausos, o evento durou cerca de 1h30. E para quem estava assistindo… passou rápido.

Professora Valéria recebe homenagem

A professora Valéria se emocionou no final. E, ao ser questionada sobre o que foi a Mostra, ela resumiu em poucas palavras e algumas lágrimas.

– Energia pura, surpresa, muitas surpresas e superação, descreveu Val, como é chamada entre os alunos.
Ainda eufórica, ela contou os maiores casos de superação da turma.
– O Jonathan é o exemplo de superação da turma – explicitou Val, que também falou de Ellen, que começou toda quieta, e tímida, e arrasou no palco.

Os Titânicos estão de parabéns. Todos os alunos foram bem dentro de suas possibilidades e limitações. Os parabéns também vão para a professora Valéria, que todo semestre batalha para que tudo ocorra bem. A monitora Isabela Cruz também fez parte dessa vitória. No fim, o Baladão deu o que falar.