Mulheres gritam “basta” à violência

Pesquisas e estudos mostram dados relacionados aos abusos sexuais que mulheres sofrem no dia a dia

Dois casos de estupro foram registrados na semana do dia 8 de Maio no campus da UFRRJ. Insatisfeitas com a situação do campus Seropédica, alunas organizaram um ato contra a violência que muitas mulheres sofreram no local.

Hiperlink redirecionando para a matéria da Isabela Borges: É pela vida das mulheres

Desde o ano passado, alunas estão expondo casos de violência ocorridos no campus da universidade e se organizando para uma ajuda mútua no grupo do Facebook Me Avisa Quando Chegar. Assim que foi criado, as universitárias se mobilizaram e organizaram diversos atos, além de criarem grupos no Whatsapp específicos para cada rua do centro de Seropédica, a fim de que elas não andassem sozinhas.

Há também uma página do Facebook, Abusos Cotidianos – UFRRJ, em que são relatados anonimamente os casos de abusos ocorridos na comunidade universitária. Na página há registros de mais de 600 casos de violência ocorridos na universidade desde 1970.

Segundo as informações mais recentes publicadas pelo Dossiê Mulher de 2015, foram registrados 1204 estupros ou tentativas de estupro naquele ano, na Baixada Fluminense, dos quais 29 foram em Seropédica.

Por Allan Rabelo e Karen Merilyn