O maior encontro de Economia dos últimos oito anos na Rural

Por Alice Santana

Entre os dias 10 e 13 de novembro, acontecerá, das 8h às 17h, no ICHS, a Semana Acadêmica de Economia 2014 (SEMAECO). Organizado pelo Diretório Acadêmico de Economia (DAECO), o evento será composto por palestras, minicursos e diversas atividades acadêmicas. Segundo Diego Lagomorfo, aluno do 7º período de Economia e um dos organizadores, a Semana promete ser “a melhor dos últimos oito anos”.

O encontro, que acontece uma vez ao ano, geralmente no último semestre, aborda temas diferentes. Em 2014, o escolhido foi “A retrospectiva e perspectiva para a economia brasileira”, que debaterá a transição econômica do século, passando do governo FHC ao atual governo Dilma. No último dia do evento, ocorrerá uma mesa de debates com docentes de diferentes cursos da UFRRJ que falarão de temas como: violência, educação, reforma agrária e o que esperar para os próximos quatro anos, entre outros. Várias palestras paralelas durante a SEMAECO também discutirão temas ligados à área econômica. Um dos palestrantes será o brasiliense Júlio César, que participa da Comissão de Valores Imobiliários.

Organizadores do evento fazendo a divulgação
O objetivo da atividade é fazer um verdadeiro tour pela história da economia brasileira, delineando seus principais adventos. Temas como o Plano Real permeiam as discussões que serão apresentadas pelos palestrantes, assim como a influência do saber político e sua ligação direta com a economia nacional e mundial.

Apoiadores como o Banco Central (BC) e pelo menos onze empresas estão comprometidas com o sucesso da SEMAECO 2014, patrocinando o encontro. Entre elas, Wizard, CVM e TCE.

Para participar, o estudante deve pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20,00. Com esse passaporte, o aluno terá direito a três minicursos e acesso ilimitado a todas as palestras.

Estão à frente, como responsáveis pela organização, por meio do DAECO, três discentes do curso de Economia: Diego Lagomorfo (7º período), Jandir Palhano (5º período) e Madson Santos (3º período). Comemorando, eles disseram em coro que a SEMAECO 2014 será o verdadeiro “Rock in Rio da Economia”.

A divulgação principal ocorre através de cartazes pelos patrocinadores e nas redes sociais, saiba mais na página do evento.