Obras no ICHS: mais espaço para alunos e professores

por Bruna Rodrigues e Kleber Costa
foto de Bruna Rodrigues
O ano de 2012 começa totalmente diferente para o ICHS. Com o fim das obras, que duraram mais de um ano, o Instituto – que possui dez departamentos e 13 coordenações – ficou mais organizado. O professor Antônio Carlos Nogueira, diretor do ICHS, destaca que hoje os 250 professores possuem seu próprio gabinete de trabalho e afirma:
– Os alunos ganharam um espaço englobando duas salas conjugadas para estudos individuais e quatro para trabalhos em grupo. O local conta ainda com internet wireless e ar condicionado para maior conforto dos discentes.
Nogueira também ressalta novas perspectivas para o Instituto:
– O ICHS tem capacidade para suportar a demanda por dois anos até a inauguração do prédio dos professores. O objetivo é o aluno andar apenas 500 metros, para isso, os prédios de aulas práticas estão sendo construídos próximos ao PAT.
Além disso, a construção do laboratório de Comunicação Social e Computação Gráfica e do de Belas Artes será realizada em caráter emergencial, pois os cursos não podem funcionar sem eles. A obra deve começar após o período de chuvas e terminar no tempo máximo de 180 dias.
Outra reforma em andamento, com término previsto para o final de abril, é a das coordenações da pós-graduação. Assim como a graduação, a pós ganhará novo espaço, que dará mais organicidade ao Instituto como um todo.
O diretor do ICHS destaca uma importante obra que foi realizada, trazendo mais segurança para alunos e professores. Com ela, toda a parte elétrica do Instituto foi trocada.
– A rede tinha mais de 40 anos, estava cheia de “gambiarras” e o risco era de um incêndio a qualquer momento – afirmou.
Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT)
foto de Kleber Costa
Segurança é o sinônimo do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT). Agora, com a ocupação do PAT, todas as turmas da Instituição estudam dentro do campus de Seropédica. No ano passado, muitos alunos precisavam cruzar a antiga Rio-São Paulo para assistir aulas. O assessor especial da Reitoria da Rural, Ricardo Oliveira, destaca a importância da ocupação do novo prédio:
– Hoje, nenhuma turma da Rural frequenta as classes do Colégio Presidente Dutra ou do Fernando Costa. As 32 salas do PAT resolvem o problema estrutural nos três turnos.
O pavilhão não foi inaugurado oficialmente, a data prevista é 11 de maio. Até lá, algumas obras ainda acontecem, como a cobertura da rampa de acesso ao segundo andar do prédio; o carpete do auditório; o asfalto da via que leva ao PAT, instalação de aparelhos de ar condicionado, data show e internet wireless. Todas essas obras devem ser concluídas até o início de maio.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages