No final do mês passado, no Midrash Centro Cultural, no Leblon, ocorreu o lançamento do livro Stefan & Lotte Zweig – Cartas da América: Rio, Buenos Aires e Nova York, 1940-42. A obra foi organizada pelos historiadores Oliver Marshall e Darién Davis e traduzida pela professora Graça Salgado, do Departamento de Letras e Comunicação – DLC. Para a professora Miriam da Silva Pires, chefe do DLC, “é importante prestigiarmos esse trabalho de importância fundamental não apenas para os interessados em biografia/memorialismo, mas para os estudiosos em literatura, história, análise de discurso e áreas afins
No livro, Oliver Marshall e Darién Davis lançam novos olhares sobre os últimos anos de vida de Stefan e Lotte, tendo como ponto de partida a análise das cartas inéditas escritas pelo casal nas Américas, entre os anos de 1940 e 1942.
E finalmente entre os dias 22 e 27 também de julho, na 50a. Reunião da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), realizada em Vitória, foi premiada como melhor tese de doutorado em Sociologia Rural (Prêmio José Gomes da Silva) “As mãos que alimentam a nação: agricultura familiar, sindicalismo e política” . Segundo o diretor do ICHS, professor Antônio Carlos Nogueira, “para alegria de toda a comunidade do Instituto e da Rural, o autor, Everton Lazzaretti Picalotto, é aluno do CPDA, sob orientação da Professora Leonilde Servolo de Medeiros”. Ele acrescenta:
– Cumprimentamos efusivamente o autor, a orientadora e toda a comunidade do curso, desejando pleno êxito na continuidade da produção acadêmica do CPDA e de todo o ICHS.