Parceria da UFRRJ em projeto da UFF na cidade de Oriximiná
por Jéssika Peixoto e Érika Zordan
Desenvolvido em 2008 pelo PURO/UFF (Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense), o Programa de Extensão Implicações Socioeducacionais do Artesanato em Oriximiná, município do oeste do Pará, conta com uma equipe interdisciplinar e interinstitucional composta por professores de diversas instituições e graduandos do curso de Produção Cultural do PURO. O projeto é coordenado pela Professora Adriana Russi, idealizadora do projeto.
|
Atividades artesanais e culturais nas comunidades indígenas e quilombolas utilizadas como base do projeto. fonte: http://www.puro.uff.br/ |
Representando a parceria com a UFRRJ, a professora e vice-coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade, Rejane Moreira, embarcou no dia 29 de julho para Oriximiná, onde ficou quinze dias. A equipe, composta por vários bolsistas da Produção Cultural e cinco professores dos mais diversos campos do saber – incluindo a área de Comunicação, onde a professora Rejane atua – viajou com o intuito de auxiliar nas oficinas oferecidas para os professores locais. Os cadernos foram base para a elaboração de uma semana de trabalho com 80 professores da rede pública de educação de Oriximiná, inclusive das regiões distantes, como as comunidades quilombolas e indígenas. Durante a semana, foram discutidos temas como cultura e patrimônio histórico, com o objetivo de mediar os diversos saberes existentes e aguçar a riqueza cultural de Oriximiná.
– Nós convidamos professores das comunidades distantes e do município. Foi um momento de troca de experiência, de integralização entre os professores do município de Oriximiná e destas comunidades distantes. Com isso, todos elaboraram um projeto final sobre como desenvolver aquela temática com seus alunos – relata a professora Rejane, reforçando a proposta do projeto, de proporcionar um entendimento da riqueza local e realizar projetos nas escolas que envolvam e dissipem estas culturas e conhecimentos.
– Tivemos a intenção de valorizar o artesanato local, entender como se faz a culinária, as ervas medicinais, a cestaria, os adornos, as danças – complementa.
A professora Rejane participará ainda da elaboração de um catálogo com previsão de publicação para o final de novembro, onde poderão ser encontradas imagens do projeto, a discussão da idéia de patrimônio histórico em textos produzidos por professores participantes e depoimentos contando experiências de todos os envolvidos.
Segundo Rejane, a expectativa é a implicação de alunos em um momento próximo, estreitando os laços da parceria da UFRRJ com a UFF neste projeto.