Ana Rachel Simões, estudante do oitavo período de Relações Internacionais da Rural está encarando um novo desafio na sua trajetória acadêmica. A aluna, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Santander e está estudando na Universidade do Porto, em Portugal, por seis meses. Mas, para isso, teve que passar por algumas burocracias como passaporte, providenciar estadia e documentos para entrar no país.
Apesar disso, Ana comenta que a facilidade com a língua portuguesa é uma vantagem no acesso ao país. “Eu estou em Portugal, então tenho a língua ao meu favor, por isso não tive muitas dificuldades, apenas coisas básicas como conhecer a cidade do Porto”.
Mesmo sendo um país periférico, Portugal atrai estudantes do mundo todo pela sua qualidade de vida, transportes eficientes, acesso à cultura e preços para se viver. E devido à crise financeira e a diminuição de verbas para as universidades federais, a estudante concorda que um intercâmbio de mobilidade acadêmica entre Brasil e Portugal possibilita o desenvolvimento de ambas universidades, no sentido da pesquisa. “Para o meu curso por exemplo que é Relações Internacionais isso é fundamental. Além disso, como muitos sabem, os privilégios acabam indo para a agrárias que é o “forte” da universidade”.
Para conferir alguns dos momentos da estudante na Universidade do Porto, veja as fotos abaixo. Ana, inclusive, contou um pouco sobre esses momentos. Para saber, ouça os áudios a seguir: