Ouça o perfil de Iggor nos áudios abaixo
Realizar um intercâmbio, sobretudo na Espanha, sempre foi o sonho de Iggor Cavaliere, graduado em Psicologia pela UFRRJ. Mas, o jovem de apenas 24 anos, não podia financiar a viagem por conta própria e estudar fora do país o parecia inviável. Até que ele ficou sabendo do programa de mobilidade oferecido pelo banco Santander, que também concede bolsa-auxílio aos estudantes selecionados. Assim, Iggor viu uma possível solução para tornar seu sonho em realidade.
Ele se inscreveu no programa de bolsas Ibero-americanas em meados de 2014. Mas, somente no ano seguinte, conseguiu conter a ansiedade e conquistar uma vaga. Iggor optou pela Universidade de Lleida, localizada na Comunidade Autônoma da Catalunha, na Espanha. De janeiro a julho de 2016, ele cursou três disciplinas do curso de Psicologia.
Segundo o intercambista, estudar na Europa foi uma das melhores experiências de sua vida. Ele fez amigos de várias nacionalidades, pode conhecer diferentes culturas e adquirir novos conhecimentos. “Mais do que conhecer pessoas, o intercâmbio te dá a possibilidade de construir com elas laços tão fortes de amizade que nem o tempo e os milhares de quilômetros são capazes de enfraquecê-los. Eu sou muito grato aos encontros que essa experiência me proporcionou”, relembra Cavaliere.
O aluno relata ainda que para estudar em outro país – com hábitos, crenças e costumes diferentes – é preciso encarar o desafio de peito aberto, sem qualquer preconceito. “Para fazer da experiência do intercâmbio uma das mais enriquecedoras da sua vida é fundamental ir, o quanto possível, de peito aberto, despido de preconceitos. Tem que estar disponível para observar, vivenciar e aprender com as pessoas e os lugares. E, em contrapartida, compartilhar com eles a sua cultura”.
Para conferir alguns dos momentos do estudante na Universidade de Lleida, veja as fotos abaixo. Iggor, inclusive, contou um pouco sobre esses momentos. Para saber, ouça os áudios a seguir: