Geralmente, os estudantes de Relações Internacionais sonham em conhecer o mundo. Virginia Cassani não está longe disso. A aluna fez intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal. Apesar do número limitado de bolsas para os cursos de humanas, Virginia não se deixou abater. Ela se inscreveu no site da própria Universidade do Porto e foi aprovada no processo seletivo.
A Universidade do Porto é reconhecida por suas excelências. O que a torna atrativa para os estudantes, principalmente brasileiros. No entanto, para a surpresa de Virginia, a própria vivência encontrada em Portugal foi o que mais chamou a atenção.
“A melhor parte do intercambio no meu caso foi conhecer o cotidiano diferente do Brasil e também as próprias pessoas que estão lá, mas tem sempre uma dificuldade de quando você está fora do seu lugar, há uma resistência”, diz a aluna.
Durante sua trajetória na Europa, o acesso a uma formação diferente não poderia deixar de chamar a atenção da intercambista. O olhar sobre as relações internacionais na Europa é diferente da perspectiva brasileira sobre o campo. A aspirante a internacionalista não só absorveu essa diferente visão como também conseguiu perceber o acesso a recursos que dificilmente teria no Brasil.
Para conferir um momento marcante da estudante na Universidade do Porto, veja a foto abaixo. Virginia, inclusive, contou um pouco o que vivenciou. Para saber, ouça o áudio a seguir: