Poder e política macroeconômica global no ciclo de debates do curso de Economia

por Igor Ferraz


A série de palestras-aulas Ciclo Vídeo-Documentário promovida pelo Departamento de Economia da UFRRJ trouxe ao auditório Paulo Freire vários pensadores político-econômicos brasileiros. Através de vídeos-aula, professores de diversas universidades do país disponibilizam suas idéias aos alunos dos cursos da Rural. No dia 13 de outubro, a palestra foi ministrada pelo professor Franklin Serrano, do Instituto de Economia da UFRJ, que expôs e comentou o poder e a política macroeconômica global dos EUA. No final, também houve comentários de Alexandre Freitas, professor da casa.

O pós-guerra e a segunda metade do século XX são períodos da história indispensáveis para entendermos os rumos políticos, sociais e econômicos que o mundo tomou no início do século XXI. Nesse período histórico, o professor Serrano destacou o acordo de Bretton Woods, de 1944, que definiu entre os aliados as condições que a economia funcionaria dali em diante. O dólar como moeda internacional, lastreada a partir do ouro, a criação do FMI e do Banco Mundial foram as primeiras condições impostas pelos estadunidenses. No decorrer das décadas, a afirmação do acordo, que valeu até o início dos anos 70, e a mundialização do sistema econômico americano foram fatores decisivos na contensão do socialismo na Europa e conseqüente fim da URSS. As guerras, crises do sistema econômico e disputas internas dos EUA também foram tratadas pelo palestrante.


O professor Freitas comentou a crise de crédito desencadeada no setor imobiliário americano em 2007. Para ele, a crise é fruto do período de estabilização da economia mundial. As pessoas gastam além do que deveriam amparadas num sistema de crédito dos bancos, que levaram alguns deles à falência.

Ainda vale destacar a presença ínfima de público na palestra. Além desse que vos escreve, apenas outros cinco alunos estavam presentes ao fim das apresentações.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages