Professores da UFRRJ editam revista eletrônica luso-brasileira

por Talyta Magano

Publicação em língua inglesa que objetiva amplificar as possibilidades de trocas acadêmicas entre pesquisadores brasileiros, portugueses e todos interessados em consumo e materialidade, a Nova Revista Acadêmica Consumption, Culture and Society foi lançada em setembro de 2012, durante o VI ENEC (Encontro Nacional de Estudos de Consumo). Trata-se de uma revista eletrônica luso-brasileira, multidisciplinar, criada em torno do Grupo de Estudos do Consumo e do ENEC, que acontece no Rio de Janeiro a cada dois anos, desde 2004. Nos últimos quatro anos, o Grupo de Estudos do Consumo e o ENEC se expandiram, tornando-se uma iniciativa luso-brasileira e consolidando, assim, uma ampla rede de pesquisadores no Brasil e em Portugal como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Nova de Lisboa, que agora apoiam esta revista. 


Além do Corpo Editorial Internacional, Consumption, Culture and Society conta com os seguintes editores: Lívia Barbosa (Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Grupo de Estudos do Consumo, Brasil) – Editora-Chefe; John Wilkinson (Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil) – Editor Geral para o Brasil; Marta Rosales (Universidade de Nova Lisboa, Portugal) – Editora Geral para Portugal; Laura Graziela (Programa de Pós-Graduação de Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Brasil); Fátima Portilho (Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Co-cordenadora do Grupo de Estudos do Consumo, Brasil); Leticia Veloso (Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e Mestrado em Sistemas de Gestão/LATEC, Universidade Federal Fluminense, Brasil). 

A revista surgiu a partir da convicção de que o consumo se tornou, nas últimas décadas, um campo autônomo de reflexão nas ciências sociais que não poderia ser adequadamente analisado como um epifenômeno da produção ou do marketing, ou reduzido unicamente a estratégias de diferenciação social. O consumo como uma dimensão da materialidade – entendida como as relações que se estabelecem entre pessoas, objetos, bens e serviços – é hoje um dos principais mecanismos de reprodução social, além de uma arena para ação política e identidades nas sociedades contemporâneas. Hoje, uma análise de consumo nessa ótica adquire uma urgência nova a medida que um leque grande de países “emergentes” se lançam em estratégias para desenvolver os seus mercados domésticos com um foco especial no consumo popular. Essas estratégias, muitas vezes promovidas sob a bandeira de inclusão social, precisam, ao mesmo tempo, enfrentar estes desafios num contexto global onde consumo legitimo precisa se submeter cada vez mais ao crivo de critérios sempre dinâmicos de “sustentabilidade”.
O Call for Papers da revista já está disponível no site. O primeiro número da Revista Consumption, Culture and Society traz como dossiê temático o tema “Os Mundos das Novas Classes Médias”. Para mais informações, consulte o site do Grupo de Estudos do Consumo (http://estudosdoconsumo.com.br/).

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