Profletras na Rural
Por Lucas Lacerda
|
Professor Gérson e Professora Rosário em foto de Lucas Lacerda |
Hoje, sexta-feira (16), a professora e coordenadora do curso de Letras, Maria do Rosário Roxo, e o vice- coordenador, professor Gerson Rodrigues, conduziram a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) na UFRRJ. O Programa foi lançado pela CAPES em abril deste ano, inspirado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Os eixos temáticos do curso, corpo docente e informações gerais foram apresentados aos alunos. Os discentes são profissionais da área de Letras, inseridos tanto na esfera pública quanto privada. Ana Lúcia Farias, de Rio das Ostras, já procurava uma oportunidade de mestrado na área, busca que terminou na Rural:
– Sempre acompanho esse tipo de assunto pela internet. A princípio pensei em tentar a seleção para a UERJ, onde fiz minha graduação, mas seria inviável, já que moro em Rio das Ostras – Inviabilidade relacionada também ao tempo, que Ana Lúcia divide entre duas matrículas na rede pública, mais aulas em curso pré-vestibular e escola particular.
Além do caso de Ana Lúcia, o projeto busca atender às demandas das regiões Sul Fluminense, Baixada e Zona Oeste, de acordo com o professor Gerson Rodrigues.
|
Maria do Rosário Roxo em foto de Lucas Lacerda |
|
|
Entre as diversas propostas do curso, está a desenvolvida pela professora Maria do Rosário, que transita pelos temas da linguagem abordada pelos vieses meta e sócio cognitivos da leitura e da escrita. E também a disciplina da professora Mônica Piza Machado, intitulada “Gêneros discursivos textuais e práticas culturais”. Mônica aproveitou para convidar os presentes para o I Seminário de Línguas da UFRRJ – Ensino e prática docente: questões teóricas e práticas.
A todo o tempo, os professores evidenciaram a importância do mestrado profissional e do ensino como práticas de reflexão acadêmica. Esse é o tema que deve balizar os trabalhos vindouros do Profletras na UFRRJ, que chega para ampliar os horizontes da Pós-Graduação em Letras.