Projeto de desenvolvimento territorial e os desafios na região de Seropédica

Por: Eduarda Fernandes e Mayara Mascarenhas

Foto: Mayara Mascarenhas

O projeto de extensão Programa de Ensino e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas tem como finalidade contribuir para o progresso dos territórios e da agricultura dos municípios da Baía de Ilha Grande: Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica e Rio Claro. O professor associado do Departamento de Economia da Rural, Lamounier Erthal Villela, faz parte do Programa e conta que atualmente o projeto é responsável por formar laços e criar redes de relacionamentos, integrando a comunidade e compartilhando informação.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário montou um colegiado que depois se transformou no programa de extensão. Embora em 2014  tenha obtido financiamento, ele hoje atua sem qualquer recurso. Por ter uma natureza interdisciplinar, o programa conta com a participação ativa de professores e alunos de diversas áreas.

A Secretaria dos Municípios da Baía de Ilha Grande, a Embrapa, a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e a UFRRJ se uniram no sentido de promover melhorias na região. Mesmo assim, a agricultura familiar é precária em alguns municípios, como é o caso de Seropédica. Segundo Lamounier, os atores governamentais locais controlam o jogo político. Além disso,  Seropédica sedia empresas pouco preocupadas com melhorias locais ou com qualquer desenvolvimento territorial.

Já em Paraty, que é patrimônio da humanidade e uma cidade que explora o turismo, a economia gira em torno da agricultura familiar, a comunidade está toda integrada e, por isso, é mais desenvolvida. Quanto à Seropédica,  representa uma região com muito potencial e pouco avanço. Assim, ao mesmo tempo que prioriza uma festa de quatro dias, o município sofre com a falta assistência na área de saúde, como exemplifica Lamounier. Ele também fala da manutenção de uma sociedade desinformada e como isso contribui para que não ocorra crescimento territorial.

No que diz respeito à Rural, é oferecido um curso de conselheiros, cuja turma inclui moradores de Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba interessados em aprender e trocar conhecimentos sobre agricultura. O curso é uma oportunidade para aproximar a comunidade e estabelecer relações de confiança, que é o principal aspecto para o sucesso do projeto. Dessa forma,  quanto mais envolvida estiver a sociedade, mais progressos acontecerão.