Projeto de extensão valoriza a experiência e a transformação da comunidade

foto: arquivo do curso de Economia Doméstica

por Alerrandre Barros

Um dos pilares da educação universitária no Brasil é a extensão, assim como o ensino e a pesquisa. Na extensão, ações são promovidas pela universidade junto à comunidade, visando desenvolver o conhecimento e a melhoria da qualidade de vida. O conhecimento gerado por estas instituições de pesquisa busca transformar a realidade social das pessoas, detectando as deficiências e trazendo possíveis soluções para seus problemas.  Na UFRRJ, um exemplo desse trabalho é o projeto “Contribuições técnicas à sustentabilidade da organização coletiva com base na economia solidária” contemplado pelo PROEXT 2008 e desenvolvido em Paracambi, pelo Departamento de Economia Doméstica.

Esse projeto deu continuidade a um projeto anterior voltado para agricultura familiar, contemplado pelo MCT/CNPq em 2004. O objetivo do grupo de professores era buscar estratégias de trabalho coletivo e geração de renda para pequenos agricultores delineadas pela cultura solidária. Previa a abordagem de técnicas artesanais e agroindustriais da produção de alimentos, a partir das “sobras” da produção, apropriadas à pequena escala, de acordo com a legislação vigente agregando valor ao produto.

“É uma situação muito comum no campo. O agricultor planta e tem uma safra boa, mas não consegue vender tudo e aí perde parte do produto”, diz a professora Monica Del Rio Benevenuto, coordenadora do projeto.

O trabalho foi desenvolvido no Centro de Beneficiamento de Alimentos do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro, com cerca de 50 mil habitantes e nove comunidades rurais com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, onde os agricultores aprenderam a fazer produtos derivados da banana como bombons, balas, doces, chips, licores e artesanato produzido com a fibra da folha da bananeira.  Hoje, porém, o centro não é utilizado para a produção em larga escala, porque aguarda manutenção da prefeitura.

Relação forte com a região e a Rural

A professora Monica Del Rio Benevenuto conhece muito bem Paracambi, onde nasceu e mora, participou de associações de moradores e militou junto com a CPT (Comissão Pastoral da Terra). Com quase 25 anos de UFRRJ, a professora do Departamento de Economia Doméstica chegou à Rural em 1986, onde fez graduação, mestrado e doutorado. Hoje é professora da área de Saúde da Família e Desenvolvimento Humano do curso de Economia Doméstica e trabalha diretamente em projetos de extensão, dos quais fala com muita paixão. “Me encanta trabalhar com as pessoas. Fazer pesquisa é muito bom, quando ela está integrada à extensão. A extensão em que acredito é a extensão da troca, do envolvimento, que te transforma também. A extensão não é estática, parada. Ela é viva! E isso me dá muito prazer”, enfatiza a professora. Alunos de diversos cursos participam dos projetos de extensão do departamento e a professora destaca as mudanças que acontecem naqueles que participam da extensão. “O aluno que faz a extensão se percebe mais cidadão, mais profissional”, diz.

Del Rio também desenvolve um trabalho na DPPEX (Divisão de Projeto e Programas de Extensão), do Decanato de Extensão, onde busca estimular os professores a desenvolverem seus projetos. Ela alerta que “a pesquisa sempre foi prioridade nos editais de financiamento. Porém, hoje, estamos tendo uma abertura muito maior em financiamentos para projetos de Extensão. Essa divisão existe para assessorar os professores que querem implementar projetos”, complementa.

A professora ressalta a importância que os alunos devem dar às atividades extraclasse oferecidas pela universidade. “Eu aproveitei pouco porque estudava de manhã e dava aulas à noite. Os alunos que moram aqui têm oportunidades impressionantes. Bolsas, cursos… Existe uma diversidade muito grande de cultura, experiências que se o aluno estiver focado ele vai crescer muito”.  E encerra falando do seu amor pela Rural. “Minha relação com essa universidade é uma relação de amor. E sempre falo para os calouros: aproveitem o momento de estar aqui. O espaço Rural marca a vida da gente”.