Reforma da Previdência é tema de debate no ICHS

Professores e palestrantes buscaram mensurar os impactos econômicos da Reforma, analisando as prováveis consequências da proposta para a sociedade brasileira

– por Mariana Lima

O Departamento de Ciências Econômicas da UFRRJ promoveu, no dia 3 de junho, a palestra “Impactos na economia da Reforma da Previdência”. O evento, que inicialmente iria acontecer no auditório Paulo Freire, foi transferido para a sala 18 do ICHS devido a um problema de energia. O inconveniente, no entanto, não prejudicou em nada o andamento do debate: diversas questões dos alunos foram esclarecidas pelos palestrantes, que apresentaram dados, estatísticas e reflexões, fomentando uma análise crítica acerca das consequências econômicas e sociais da Reforma.

O evento contou com a presença de Clician Oliveira, funcionária do IBGE e conselheira do CORECON-RJ (Conselho Regional de Economia). Ela abriu a palestra convidando os alunos para participarem da campanha “Todos Pelo Censo”, que surgiu como uma resposta à decisão do governo de reduzir, em 25%, o orçamento do IBGE para o Censo 2020. A campanha será lançada oficialmente nesta quinta-feira (6), em um evento aberto na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio. Segundo Clician, a decisão do governo é prejudicial e irá acarretar uma “enorme perda de informação”. Ela destacou que a Reforma da Previdência afetará drasticamente a situação do servidor público no Brasil. De acordo com Clician, a proposta representa um “retrocesso histórico”, que possivelmente intensificará a miséria no país, sobretudo entre os idosos.

O professor Antônio José Alves, do Departamento de Ciências Econômicas, deu continuidade à palestra, evidenciando a problemática do desemprego no país. Ele chamou atenção também para o fato de que o governo “não parece ter nenhuma intenção de resolver o problema da distribuição de renda no Brasil”

A palestra foi mediada pela professora Débora Pimentel e durou cerca de duas horas. Além disso, houve emissão de certificados para os alunos que compareceram.