Religião e Política é tema da V Mostra de Trabalhos de Ciências Sociais

Alunos de Ciências Sociais promoveram debates sobre a relação entre aspectos sociais, políticos e religiosos no Brasil

— Por Christian Fuentes

O evento aconteceu na quinta-feira (04/10), das 09 h às 16 h, no auditório da Biblioteca Central, no campus de Seropédica. A Mostra teve como tema Religião e Política no Brasil Contemporâneo e contou com uma palestra e três mesas redondas para discutir a atuação da religião no país.

A atividade foi produzida por alunos de Ciências Sociais que cursaram a disciplina Religião e Política no Brasil Contemporâneo, ministrada pela professora Carly Machado (DCS). A docente e organizadora do debate ressaltou a importância em discutir o assunto nos dias atuais.

“O tema Religião e Política está no centro do debate público há algum tempo. Atualmente, no processo eleitoral, ele se tornou ainda mais crucial. Por isso optamos fazer a Mostra antes das eleições”, afirmou Carly.

A primeira atração do evento foi a palestra que aconteceu pela manhã com o tema “Só quem dá a benção aqui é a doutora cigana: a comemoração do Dia Nacional do Cigano e Santa Sara Kali na gruta de Ipanema no Rio de Janeiro”. O palestrante responsável por promover o debate foi Cleiton Maia, doutorando sobre o tema no programa PPCIS/UERJ.

Palestra de abertura ministrada por Cleiton Maia (Foto: Carly Machado)

O segundo destaque do dia, ainda pela manhã, teve como tema “Religião e governança de espaços e territórios”. A mediação ficou a cargo de Nildamara Torres, mestranda do PPGCS/UFRRJ. Os alunos de Ciências Sociais  Igor de Pirahy, Aleixa Figueira, Rafaella Santos e Ana Correa trouxeram suas percepções sobre o assunto.

Após pausa para almoço, a programação do evento continuou à tarde, com a mesa “Conservadorismo e resistências”. Os alunos Denizárd Custódio Júnior, Laíza Silva e Maria Helena Furtado falaram, respectivamente, sobre espiritismo, espiritualidade e a “crise” da entidade familiar. A mediadora da segunda mesa foi a Mestranda do PPGCS/UFRRJ, Laryssa Owsiany.

O encerramento da V mostra de Trabalhos de Ciências Sociais foi marcado pela promoção do debate  “Evangélicos e ação política”, com mediação de Ana Carolina Correa, Mestre pelo PPGCS/UFRRJ. O objetivo do tema proposto foi realizar algumas análises sobre esse grupo religioso específico. O primeiro tópico da mesa foi sobre a Igreja Evangélica do Reino de Deus (Iurd), proposto por Carlos  Fonseca. “Música gospel, política e cultura” e “Diversidade evangélica”, por Frederico de Assis e Glaycon Silva, respectivamente, encerraram o debate e o evento.

Carly Machado fez um balanço positivo sobre a discussão promovida para falar sobre temas pouco lembrados no âmbito acadêmico. “O diálogo no dia foi excelente. Falamos de muitos temas poucos discutidos como espiritismo e a ayahuasca, mas também falamos de evangélicos e política, o grande tema do momento”, avaliou ela.

De acordo com dados fornecidos pela organização, cerca de 50 pessoas participaram do evento.