Reunião de Estudos do Consumo

Colaboração: Fátima Portilho

O Grupo de Estudos do Consumo e suas instituições parceiras estão trabalhando na organização do VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo que, nesta edição, discutirá o tema “Mercados Contestados – As novas fronteiras da moral, da ética, da religião e da lei”.

Com a escolha deste tema, espera-se aprofundar a discussão sobre a formação de novos mercados e a expansão daqueles já existentes, enfatizando as pressões, contestações e negociações entre diferentes atores acerca dos limites de mercantilização admitidos por uma sociedade.

Para falar sobre este tema, acontecerão duas conferências do professor Philippe Steiner (Université Paris-Sorbonne – França) durante o VII Enec.

Com o intuito de preparação para os debates destas conferências, os interessados podem participar da Reunião de Estudos sobre o tema do evento, dividida em duas sessões que terão como debatedor o professor Dr. John Wilkinson (CPDA/UFRRJ).

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição.

As duas sessões serão realizadas no CPDA/UFRRJ.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 417 | 6o andar | Centro | Rio de Janeiro/RJ

PRIMEIRA SESSÃO:

Data: 25 de abril de 2014
Hora: Das 9h às 12h

Textos para leitura prévia:

STEINER, Philippe, Gifts of Blood and Organs: The Market and “Fictitious” Commodities. Revue française de sociologie. 2003/5 (vol. 44), pp.147-162.
STEINER, Philippe, A doação de órgãos. A lei, o mercado e as famílias. Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, v. 16, no. 02, 2004, pp. 101-128.

SEGUNDA SESSÃO:

Data: 23 de maio de 2014
Hora: das 9h às 12h

Textos para leitura prévia:

ZELIZER, Viviana A. The Social Meaning of Money: “Special Monies”. The American Journal of Sociology, vol. 95, no. 02 (sep., 1989), pp.342-377.
HOSCHSCHILD, Arlie Russel. The commercialization of intimate life. Notes from home and work. Berkeley / Los Angeles / London, University of California Press, 2003 – Capítulo 02: The Commodity Frontier, pp.30-44.