Rural no Intercom: estudantes de jornalismo premiados em duas categorias

– Por Nathalia Mendonça

O congresso anual de comunicação Intercom Sudeste aconteceu na  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entre os dias 3 e 5 de junho. Após a seleção e apresentação de trabalhos nas mais diversas categorias de produções acadêmicas, dois realizados pelos alunos do curso de Jornalismo da UFRRJ ganharam a premiação e foram classificados para o congresso nacional, que será realizado em Belém, do dia 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O  trabalho vencedor na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio foi o radiodocumentário Muito tiro, pouca aula, produzido pelos alunos Juan Melo, Nicolas Teixeira e Raíssa Rodrigues, que abordou os reflexos dos confrontos armados para a educação nas escolas das favelas do Rio de Janeiro. Já na categoria Programa Laboratorial de Áudio, o vencedor foi Dia de roda: o rap como resistência,

produzido por Alex William Rosa, Giovana Bandeira e Kaliel Barbosa, que contaram mais sobre o Rap e Hip Hop, mostrando toda a carga cultural presente na história de resistência e no ritmo. Todos os trabalhos foram produzidos para a disciplina de Mídia Sonora II, ministrada pelo professor José Ferrão Neto.

Confira os registros da premiação:

Para acessar e ouvir os trabalhos:

Muito tiro, pouca Aula

Dia de roda: o rap como resistência