Saudades de Mirian
por Ivana Barreto
Hoje, no início da manhã, nós, professores do Departamento de Letras e Comunicação Social (DLC) do ICHS, ficamos muito tristes com a notícia do falecimento da professora Mirian da Silva Pires. De fala pausada, calma, porém firme quando necessário, Mirian aceitou o desafio de ser a primeira chefe do DLC, antigo DLCS (Departamento de Letras e Ciências Sociais). Desde o ano passado, ela enfrentava sérios problemas de saúde.
Com graduação em Português-Literaturas pela UFRJ (1981), mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela UFRJ (1990) e doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) também pela UFRJ (1997), Mirian Pires fazia parte do corpo docente do curso de Letras e, nessa área, atuava principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Cultura Literária brasileira, Literatura Greco-Latina e Literatura Contemporânea.
Em dezembro de 2011, a Edur lançou (on line) o Dossiê Língua, Literatura, Identidade, organizado por Mirian e pela também professora do curso de Letras, Ângela Marina Bravin. No final do ano passado, Mirian presenteou o público infantil com Noé, ilustrado por Gabriel Castilho e Rogério Simonetti.
As palavras da atual chefe do DLC, professora Fernanda Henriques Dias, retratam o sentimento que toma conta daqueles que, mesmo brevemente, conviveram com Mirian. A seguir, reproduzimos e-mail enviado por Fernanda logo após o falecimento de Mirian:
“Vai tua vida,
Teu caminho é de paz e amor.
A tua vida
é uma linda canção de amor.”
Nada melhor que os versos de Tom Jobim para expressar a breve passagem de Mirian por nossas vidas.
Nós, do Departamento de Letras e Comunicação Social, seremos sempre gratos por termos tido a oportunidade de conviver com esta pessoa de tamanha dedicação e ternura. Somos também gratos pelo período em que ela nos dirigiu, como chefe de Departamento.
Que Deus traga à sua família o conforto e a paz que só Ele pode providenciar neste momento.
Colocamo-nos à disposição para o que for necessário.
Coloco nesta mensagem os abraços de todos os colegas do Departamento de Letras e Comunicação Social.
Fernanda Henriques Dias