Serviço Social: um novo curso à vista

Por Igor Medeiros
Em maio, o blog ICHS em Foco noticiou a suspensão do curso de Economia Doméstica. Implementado na Universidade há cerca de 50 anos, ele não resistiu ao grande número de evasão de alunos. Em substituição, já no segundo semestre desse ano, foi inaugurado o curso de Serviço Social. A implantação levou em conta diversos fatores, inclusive, a localização da Rural. Isso porque, dentre as universidades públicas da Baixada Fluminense, nenhuma oferecia o curso. Outra questão considerada foi a ligação acadêmica entre o novo curso e o de Economia Doméstica. De acordo com a coordenadora de Serviço Social Fabrícia Vellasquez, o intuito era implantar um curso que não deixasse de lado os trabalhos desenvolvidos anteriormente.

Dos cursos possíveis, o de Serviço Social seria o que mais teria diálogo com os projetos e a formação dos professores daqui. Relata a professora

Além disso, Fabrícia explica que introduzir o novo curso era um desejo antigo, que coincidiu com o desejo da assistente social e diretora da Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador, Meiryellem Valentim, e do professor Jorge Luiz de Góes (que também foi aluno do curso recém suspenso).
Sobre as dificuldades enfrentadas na introdução do novo curso, Fabrícia ressalta a falta de disponibilidade de vagas para docentes:
– Uma das preocupações que nós tivemos quando pensamos o projeto acadêmico foi, justamente, garantir algumas vagas iniciais por aposentadoria. Então, nós não pensamos em vagas que o MEC poderia dar, e sim em vagas que já existiam na Universidade. O principal desafio, além da estrutura, é o corpo docente.
Organizadas em oito períodos, as aulas de bacharelado de Serviço Social serão, inicialmente, à tarde e, a partir do quinto período, passarão para o turno da manhã. Assim, a coordenação pretende facilitar a agenda dos alunos que, futuramente, farão estágios.