Terceiro Fórum do Curso de Jornalismo

Por Ivana Barreto e Igor Medeiros

Alunos assistem à apresentação da nova grade
Com o propósito de levantar discussões que tragam melhorias para o curso, aconteceu, nos dias 16 e 17, o Terceiro Fórum do Curso de Jornalismo. O evento, que ocorreu no ICHS, fomentou diversas questões ligadas ao curso e ao DLC.

Dia 16: alunos debatem paralisação e problemas do curso

Os frequentes problemas causados pela greve dos técnicos- administrativos foi o assunto predominante do primeiro dia do Fórum, dedicado à reunião apenas dos discentes. Antes dos debates envolvendo temas ligados diretamente ao curso, ocorreu uma assembleia que reuniu cerca de 30 alunos. Nela, foram destacadas as dificuldades que os estudantes enfrentam, diariamente, com a paralisação de serviços essenciais. O ponto que envolveu maior discussão foi a possível greve estudantil dos alunosde Jornalismo. Aluno do sétimo período e coordenador da reunião, Victor Ohana destacou que, apesar do retorno do Restaurante Universitário, que passará a distribuir quentinhas a partir do dia 18, outras questões permanecem sem solução.

– Não estamos aqui só pelo bandejão, mas também pelo fechamento do postinho e pelos cortes na educação.

Após votação, a maioria foi a favor da paralisação dos alunos. Entretanto, como a maior parte dos discentes não estava presente, foi decidido que cada período fará sua votação interna. Assim, haverá maior representação. Além disso, todos os estudantes presentes votaram a favor da greve no ICHS. A decisão vai de encontro com o movimento que ocorre no Instituto. Cursos como História, Belas Artes e Psicologia, há alguns dias, já estão em greve. Outros pontos salientados no Fórum foram como seriam preenchidas as vagas para novos professores e quais disciplinas carecem de mais docentes.
Dia 17: alunos, professores e mudanças necessárias

A coordenadora do curso Rejane Mattos
falou sobre as futuras perspectivas.
 Já o segundo dia do Fórum, que desta vez reuniu alunos e professores, teve como tema as reformulações no PPC do curso. A coordenação, representada pelas professoras Rejane Moreira e Alessandra de Carvalho apresentou a nova proposta de fluxograma, que inclui como principais pontos acrescentados: carga horária mínima de 3.000 horas, integralmente realizada no turno da noite (segundo proposta da Diretriz do MEC); currículo mais enxuto, interdisciplinar e flexível em oito períodos; criação de produtos jornalísticos, menor peso para jornalismo impresso; diminuição de pré-requisitos; voltar mais a atenção para as matérias práticas no que concerne às linguagens, em vez da atenção direcionada aos diferentes veículos; inclusão da disciplina Técnica de Reportagem; substituição das disciplinas de Gramática e específicas em Linguística, inserindo a disciplina Oficina de Texto; ampliação do espaço para as optativas; TCC I e II deixam de ser disciplinas e passam a ser AAs; TCC incluirá trabalhos experimentais tanto práticos como monográficos; inclusão do Estágio.

A precariedade das instalações e equipamentos

A proposta de fluxograma apresentada aos cerca de 60 alunos presentes é resultado do trabalho do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, criado após a visita do MEC de avaliação do mesmo, que apontou a precariedade das instalações e equipamentos. Rejane Moreira ressaltou que por se tratar de um curso que inclui diversas disciplinas práticas, que necessitam de equipamentos para serem ministradas, a situação se torna ainda mais delicada.

– Temos disciplinas como Telejornalismo, Radiojornalismo,Webjornalismo, Projeto Gráfico, apenas para citar algumas, que não podem ser ministradas da forma como vêm sendo,literalmente sem equipamentos. O laboratório 2, localizado nas dependências do ICHS, está com a maioria dos computadores sem funcionar, e muitas vezes os professores dão aula com seus próprios notebooks, o que prejudica o aprendizado. Afinal, trata-se de uma máquina para turmas de, em média, 40 alunos.

A professora Cristiane Venâncio destacou os pontos
positivos da nova grade
A nova proposta de fluxograma foi sendo construída, como ressaltou Rejane, a partir de inúmeras reuniões do NDE, composto pelos professores Ana Lúcia Vaz, José Ferrão, Ivana Barreto, além da coordenação. Depois que a nova proposta para o PPC estava bastante encaminhada, a mesma foi apresentada aos demais docentes do curso, para apreciação e possíveis contribuições.

No Fórum, as docentes que ministram disciplinas ligadas à mídiaimpressa, Ivana Barreto e Cristiane Venâncio, destacaram que a preocupação, na análise e nas modificações incluídas no PPC, foi priorizar as linguagens de cada mídia e das mídias em suas interdisciplinaridades. Cristiane Venâncio lembrou que, com a atual realidade trazida pelas novas tecnologias da informação, o mais importante é pensar as disciplinas nesse sentido, considerando sempre a interdisciplinaridade e o aspecto multifacetado que os futuros jornalistas devem saber reconhecer e incluir em suas práticas profissionais.