UFRRJ tem sua I Feira de Profissões
Por Alice Santana e Caroline Feijó
Durante todo o dia, a feira de profissões da Rural teve o espaço aberto à comunidade, alunos do ensino médio e o público em geral. O evento aconteceu no dia 17 de novembro, no P1, e foi organizado pelos alunos de diversos cursos da Universidade Rural, todos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET). Discentes de alguns cursos também participaram como expositores, montando estandes para palestrar e orientar os visitantes da feira sobre cada carreira. Houve distribuição de lanches, brindes e materiais impressos sobre a instituição e seus recursos. No total, 75% dos cursos da UFRRJ aderiram à feira.
– O objetivo da feira é, a longo prazo, colocar os moradores da cidade de Seropédica dentro da Rural. Após pesquisas, a feira foi escolhida como uma das formas de incluir a população seropedicense no contexto acadêmico. – Comentou Kleber Costa, aluno do 8º período de Jornalismo e integrante do PET.
De acordo com Jan Muller Machado, aluno e expositor do 6º período do curso de Sistemas da Informação, a atividade traz a oportunidade de esclarecer a população sobre os cursos ofertados pela Rural.
– Alguns já vêm com uma ideia pré-formada sobre as carreiras e nós as esclarecemos. – Defendeu.
Muitos alunos do ensino médio visitaram a feira e obtiveram uma atenção especial. Beatriz Melo, Matheus Joaquim e Mariana Fernandes, estudantes do 3º ano do ensino médio do município de Seropédica, prestigiaram o evento, que contou com mais de 250 visitantes.
– Está nos ajudando a entender melhor do que se trata cada curso. – Afirma Matheus.
Segundo Kleber, o desafio foi grande por ser a primeira feira realizada. Ajustes deverão ser feitos na próxima edição, como por exemplo, não fazer a atividade em uma segunda-feira, porque o tempo ficou muito corrido. Ele ainda conclui com satisfação:
– Chegar há 1h30m de terminar o evento e ver a participação em massa é muito gratificante para nós.