Webjornalismo por Aline Freire

por Andressa Braga e Mariana Ribeiro
 
Na última segunda-feira (25), aconteceu no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) a palestra “Webjornalismo – Etapas de produção da notícia”, organizada pelo curso de Comunicação Social/Jornalismo e pela equipe do ICHS em Foco.
 
A palestra, na verdade um grande bate papo com os alunos, foi ministrada por Aline Freire, Diretora Executiva de O Dia Online, Meia Hora Online e Brasil Econômico Online. Aline é considerada “uma dinossaura do jornalismo Online”, com palestras promovidas em vários estados brasileiros e seminários em diversos países como Londres, Estados Unidos e Alemanha.
 
A jornalista explicou que no início de sua carreira participou de um projeto das Organizações Globo, o Globo ON, com o objetivo de criar um site que representasse o jornal no mundo virtual. Nessa época, 1996, o Globo ON foi uma iniciativa ousada, já que o acesso à internet ainda era precário. As empresas de comunicação só passaram a investir no online a partir do ano 2000.
 
Flaviano Quaresma, Aline Freire e Ivana Barreto
Foto de Bruna Rodrigues
Nesse momento da palestra, Aline ressaltou a importância da representação de veículos de comunicação no meio digital, onde há a possibilidade de complementar o conteúdo do jornal impresso com instantaneidade. Lembrou, ainda, que após sair do Globo ON, posteriormente chamado de globo.com, a jornalista foi para o JB. Ela destacou para os presentes o fim do impresso deste veículo, que atualmente sobrevive apenas na internet.
 
– Fazer jornal é caro, o papel utilizado é importado. Manter um site é bem mais fácil, o custo é menor e se mantém com a publicidade.
 
Em 2006, Aline Freire recebeu um convite para O Dia Online, e em Junho de 2010, cobriu o júri popular do goleiro Bruno em tempo real. O Dia foi o primeiro e único veículo do mundo a realizar uma transmissão efetivamente em tempo real, com 22 horas praticamente ininterruptas de postagem.
 
– Em O Dia nós trabalhamos todas as mídias juntas, em sinergia. Não há uma divisão específica entre os repórteres do impresso e os do online.
 
O Dia Online tem de 90 a 100 milhões de páginas visitadas por mês e como público alvo jovens de 18 a 32 anos.
 
– Nem sempre o publico alvo do jornal é o mesmo do online. Mas de qualquer forma, até o público mais velho acessa nosso site – disse.
 
Foto de Bruna Rodrigues
Trabalhando nesse meio há 16 anos, Aline pôde falar com bastante propriedade sobre a área que vem crescendo cada vez mais no mercado da comunicação: o webjornalismo. Durante mais de duas horas, alunos das turmas do segundo, quarto e sexto período puderam esclarecer suas dúvidas, tanto sobre o mercado quanto aquelas referentes às etapas de produção da notícia.
 
Ao final do evento, a professora Ivana Barreto, responsável pelo ICHS em Foco, que compôs a mesa juntamente com Flaviano Quaresma, professor da área de fotografia, agradeceu o empenho e interesse de Aline Freire de ir à Rural contar um pouco da sua experiência com os alunos do curso. Ela, com simpatia e interesse, prometeu voltar em outras oportunidades.
 

A equipe do ICHS em Foco e os alunos do curso de Jornalismo agradecem a presença da jornalista em mais um encontro que tenta aproximar a academia da realidade do mercado de trabalho.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages