— por Lucas Meireles
O IM (Instituto Multidisciplinar) recebe, entre os dias 26 e 28 de Novembro, o I Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico (ISEMILLAH). O objetivo do evento é construir uma rede de reflexão sobre a negritude na América Latina.
Na programação, estão previstos lançamento de livros, palestras, grupos de trabalho e cine-debates. Entre os convidados internacionais está a antropóloga, cineasta e diretora executiva da ONG Afrodiaspora, Sheila Walker. A estadunidense estará lançando, em português, o livro “Conocimiento desde adentro”. A obra aborda a importância para os negros de buscarem as histórias de seus antepassados.
Além de Walker, participam a escritora argentina, erradicada na Colômbia, Anny Ocoro Loango; o rapper, poeta e membro do Quilomboarte, o mexicano Bocafloja; a integrante do Ministério da Cultura do Peru, Susane Matute, e o diretor e ativista peruano, erradicado no Brasil, Phillip Johnston.
Para a professora e membro da comissão organizadora, Camila Daniel (DCAS), o seminário será de grande importância para aproximar o público da temática da negritude. A docente também ressaltou o caráter internacional do ISEMILLAH.
“O evento vai contribuir para a circulação transnacional de saberes entre diferentes áreas, incluindo artistas, pesquisadores, ativistas e agentes do Estado que trabalham com a negritude em países como Brasil, Peru, Cuba, México, Colômbia e Argentina”, disse Camila.
Camila Daniel destacou também a importância de se estudar o tema negritude. Segundo a professora, esta é uma forma de desafiar as relações de poder reproduzidas pelas formas hegemônicas de conhecimento.
“Incluir perspectivavas negras na universidade é fundamental para a produção de saberes em que os negros são reconhecidos sujeitos do conhecimento”, explicou a professora.
Confira a programação completa no link: https://semillahufrrj.wixsite.com/isemillah/programacao?fbclid=IwAR1XzVTkMKxgQdNycgZb_t0snb42oHUxhyIFaifSLkcWwvStb5lz2Ljsbas
CPDA promove seminário sobre políticas públicas para o meio rural
Golpe de 2016 é tema de seminário de Serviço Social