“A batata de Marechal”, produzido por alunos de jornalismo, já tem mais de 800 mil acessos no YouTube

O vídeo é o primeiro episódio de uma websérie que pretende contemplar a Região Metropolitana e seus diversos pontos de comida de rua

por Letícia Sabbatini

Os food truck’s, traduzidos como caminhões de rua, são popularmente conhecidos como aqueles veículos adaptados para produzir e servir refeições. Em 2015, o conceito se espalhou e o número desses trailers culinários pelas calçadas cresceu bastante. Nesse contexto, os alunos de jornalismo, Fellipe Souza, Lucas Flegler e Olívia Kerhsbaumer iniciaram em 2016.2 um projeto com proposta ambiciosa: por meio de uma websérie, falar sobre os muitos e diferentes pontos de comida de rua espalhados pela Região Metropolitana. O primeiro episódio é “A batata de Marechal”, que já conta com mais de 800 mil visualizações no YouTube.

A produção do trabalho, construído para a disciplina de Criação Audiovisual da Universidade Rural do Rio de Janeiro, envolveu uma pesquisa prévia sobre a história da comida de rua nos centros urbanos. Depois de muitas dicas de lugares famosos entre os cariocas, a equipe escolheu contemplar a batata de Marechal. Localizada em Marechal Hermes, a batata é muito famosa e atrai pessoas de todos os lugares. Olívia Kerhsbaumer, diretora do episódio, contou como foi a experiência. “Esse trabalho significou um grande aprendizado para todo o grupo. Ser repórter, ir às ruas, pegar trem de Seropédica para Marechal Hermes, conversar com pessoas diferentes e comer a famosa batata feita pelo simpático Sr. Ademar, foi uma experiência única. O Comida de Rua é um projeto que mora no meu coração e no paladar também”, descreveu a estudante.

Assista ao vídeo: