II Seminário de Formação de Profissionais do Magistério acontece na UFRRJ 

Professores organizam seminário sobre impacto do BNCC e das contrarreformas nas políticas de educação

— por Anette Araujo

Foto: Divulgação

Nos dias 23 a 25 de outubro, acontecerá, no auditório Gustavo Dutra, o II Seminário de Formação de Profissionais do Magistério organizado por professores do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IE) em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e contará com a presença de professores e alunos de diferentes universidades, como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O evento tem com objetivo, diante da atual conjuntura do país agravada no ponto de vista político, econômico e social, debater e refletir sobre os impactos das atuais políticas sobre a formação de professores nos cursos de licenciaturas e para as escolas de Educação Básica, consolidando espaços de diálogos permanentes entre a formação e as demandas dos sistemas públicos de ensino.

O seminário será divido em 5 eixos temáticos selecionados para o evento com objetivo de fomentar as discussões e reflexões acerca dos conhecimentos produzidos ou em processo de produção, voltados para a formação dos docentes da educação básica. Ao decorrer serão ministradas conferências, mesas redondas e debates, além de apresentação de trabalhos, previamente inscritos pelo site, que dialogam com as políticas públicas para formação docente, contemplando os temas formação inicial e continuada; desenvolvimento profissional; dinamicidade dos currículos escolares; processos de avaliação; desafios na formação de docentes para a educação profissional; importância do planejamento; relação teoria/prática; e gestão democrática da educação.

Outra atividade desenvolvida serão apresentações do coral e grupo de dança da universidade. Para acompanhar a programação, ver a lista de trabalhos aprovados, fotos e outras novidades entre no site ou na página do evento Facebook.

 

 

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Docentes do IE lançam livros em evento cultural

    Proposta no site do Senado pretende ameaçar cursos de Humanas

    Pós-graduações do ICHS e do IE recebem notas altas pela Capes

    Pedagogia da Rural promove mostra de educação especial em julho