Evento de Ciências Sociais colocou em pauta os impactos práticos do projeto de lei — por Rayane Soares
A mesa “Escola Sem Partido – debate sobre o Projeto de Lei n° 193” encheu o Auditório Paulo Freire, no ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), no dia 23 de maio, às 14h. O encontro discutiu propostas do projeto de lei (PL), sob a organização da professora Mani Tebet, docente do curso de Ciências Sociais na Rural.
O debate também contou com palestrantes convidados, como Carolina Zuccarelli, doutora em Sociologia pela UFRJ, Marcio da Costa, doutor em Sociologia pela IUPERJ, e Thiago Matiolli, professor do Santa Mônica Centro Educacional.
“Viemos problematizar esse projeto de lei, para discutir a possibilidade de conseguir estabelecer a neutralidade no mundo social que é arbitrário, esse é o primeiro ponto”, explicou Mani, frisando que a mesa também vai além disso. “Voltamos outras discussões também para o exercício das funções do professor, por também existir uma regulamentação da prática docente, sua posição política, partidária, ideológica, moral e religiosa.”
O projeto “Escola Sem Partido” (PL 193/2016, PL 1411/2015 e PL 867/2015) ganhou destaque na mídia no ano passado, com a abertura de uma consulta pública pelo senador Magno Malta (PR-ES). A ideia prevê uma “neutralidade” dos professores diante de questões políticas, ideológicas e religiosas em sala de aula, prejudicando a construção do pensamento crítico por parte dos alunos.
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