Curta produzido por aluno da Rural ganha dois prêmios em festival

“Guerreiras do Cotidiano”, feito por estudante de Jornalismo da UFRRJ, venceu por unanimidade na categoria Reportagem de TV — por Caíque Pereira

Rômulo recebeu o troféu das mãos de Dostoiewski Champagnatte, cineasta e um dos responsáveis pelo festival. (Foto: Unigranrio)

O curta-metragem “Guerreiras do Cotidiano” venceu dois prêmios de Melhor Reportagem em TV no Festival Nacional Emcurta 2016, realizado pela Unigranrio (Universidade do Grande Rio), no fim do ano passado, nos Júris Técnico e Popular.

Elaborado por Rômulo Norback, aluno do 3º período de Jornalismo na Rural, o documentário acompanha Lilian da Silva e Maria Orlandete, duas vendedoras ambulantes que trabalham na Antiga Estrada Rio-São Paulo (atualmente BR 465).

“Contar a história de pessoas de zonas periféricas em vídeo é sempre necessário, já que são um grupo que tem pouco espaço na grande mídia”, argumenta Rômulo, que conviveu com Lilian e Maria na altura da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), em Campo Grande, zona oeste do Rio. “Minha intenção não era só só dar o espaço de fala para essas mulheres, mas que suas histórias fossem contadas por elas mesmas.”

“Guerreiras no Cotidiano” é um produto desenvolvido na disciplina “Comunicação e Cidadania”, ministrada pela professora Flora Daemon, no segundo semestre de 2016. Assista-o abaixo: