Radiodocumentário feito por alunas de jornalismo ganha prêmio em congresso regional

As alunas Anna Carolina Castro, Alexia Dalbem, Júlia Medeiros e Eduarda Braga do quinto período do curso são destaque da Intercom Sudeste com uma reportagem sobre a crise na UERJ

-Por Carolina Carvalho

As alunas Anna Carolina Castro, Alexia Dalbem, Júlia Medeiros e Eduarda Braga na premiação da Intercom Sudeste 2018.

“O atual cenário da UERJ é a síntese do caos”, diz o radiodocumentário “Rio em Crise, #UERJResiste” logo em seu primeiro minuto. Recheado com entrevistas de alunos, professores e técnicos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e também economistas e figuras políticas do estado carioca, a reportagem traça um panorama sobre a atual situação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o seu movimento estudantil e o contexto de crise no Rio. “A UERJ é a Universidade mais atingida do estado, junto com seus outros campi: UEZO e UENF. Por isso, este radiodocumentário é uma forma de protesto e grito contra o ataque que a educação pública superior vem sofrendo”, conta a aluna Anna Carolina.

“Foi nossa primeira experiência enviando um trabalho, então acho que o nervosismo começa daí, da dificuldade de entender como que funciona a burocracia. Quando ele foi aceito, pra mim já era vitória, porque significava não só que a gente era um dos cinco melhores do sudeste mas principalmente que a gente tinha capacidade de fazer um trabalho bem feito. Ganhar realmente foi um surpresa porque, conhecendo os outros trabalhos da categoria, todos eles tinham uma relevância absurda e eu ficava pensando que mesmo não ganhando já era muito importante estar ali apresentando um trabalho vestindo a camisa da Rural”, explica  Anna, após a premiação ocorrida na Universidade FUMEC em Belo Horizonte, no dia 9 de junho.

Esse trabalho foi apenas um entre os nove finalistas indicados do curso de Jornalismo da UFRRJ, que concorreram nas categorias Programa laboratorial de áudio, Programa laboratorial de TV, Reportagem em Radiojornalismo, Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo,  Produção em Jornalismo digital,  Produção em Fotojornalismo, Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio, Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão e por último, Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo, na qual o curso foi vitorioso. É possível ouvir o radiodocumentário pelo link abaixo.