“Não temos equipamentos, mas temos disposição”: Jornalismo da Rural marca recorde em congresso e fatura dois prêmios

Na carência de estruturas e instrumentos, alunos do curso levaram prêmios para casa e recorde de trabalhos ao Intercom Sudeste 2017  — por Caíque Pereira e Letycia Nascimento

 

Alunas do 5º período de Jornalismo da Rural venceram na categoria de Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio. (Foto: Fafate Costa)

Pela primeira vez, um total de oito trabalhos práticos de estudantes de Jornalismo da UFRRJ participaram do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXII Intercom Sudeste (XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste). O encontro aconteceu entre 22 e 24 de junho em Volta Redonda, no sul fluminense, sediado no campus de Três Poços da UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). Além das produções em disputa, alunos do curso também apresentaram artigos acadêmicos no Intercom Jr.

No Expocom, a UFRRJ ganhou em duas modalidades, ambas na categoria de Jornalismo. A primeira delas, Reportagem em Telejornalismo, premiou a matéria Gentrificação no Vidigal: o processo das remoções diretas e indiretas, de Gabriela Maia, Gustavo Carvalho, Rodrigo Cabelli, Jaqueline Suarez, Larissa Bozi, Letycia Nascimento, Luis Henrick Teixeira e Olivia Kerhsbaumer. Já o trabalho A rua ouVIDA: a melodia dos Artistas de Rua, de Isabela Alencar, Isabella Mendes, Mariana Brito e Priscilla Silva (foto à direita), se consagrou como Melhor Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio.

“Durante as apresentações, vi o quão bom eram os trabalhos dos concorrentes que haviam sido feitos em estúdio, com ajuda de técnicos e estrutura digna. Ao perceber que o nosso era o único feito com as nossas próprias mãos, com o celular, comecei a achar que estávamos bem longe do que os jurados poderiam esperar”, confessou emocionada Mariana, que cursa o 5º período. “Quando chamaram o nosso trabalho na premiação, percebi que podemos resistir a falta de estrutura e ocupar esses tipos de espaço. É claro que não devemos romantizar a nossa situação precária, mas sim mostrar às pessoas que podemos sim fazer bons trabalhos da mesma forma.”

Voluntários da UFRRJ foram apoio essencial para as atividades na UniFOA. (Foto: Leticia Sabbatini)

“É muito positivo ter um curso na Baixada e com trabalhos que mostram o que a Baixada precisa e vive”, complementou Sandra Garcia, coordenadora do curso de Jornalismo da Rural. Ela acredita que a participação dos alunos na competição mostra que a faculdade está sempre em movimento, buscando novas formas de expressão do Jornalismo.

Outro reflexo dessa disposição foi o número de voluntários no Intercom: dos 120 membros do voluntariado, 17 eram ruralinos. Giulia Escuri, também do 5º período de Jornalismo e participante do Expocom, comentou essa vontade do corpo discente do curso em uma rede social:

“Tenho certeza que todos saem com muitos mais prêmios do que imaginávamos ganhar. Quando eu digo que a Rural ganhou dois prêmios, eu digo que ‘não temos equipamentos, mas temos disposição’, e que disposição.”

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Alunos de Jornalismo da UFRRJ participam da Intercom Nacional em Belém

    Radiodocumentário feito por alunas de jornalismo ganha prêmio em congresso regional

    Aluno de Letras recebe menção honrosa na SIAc UFRJ

    Alunos de Jornalismo vencem Prêmio SET de Melhor Telejornal Universitário

    Alunos de Jornalismo concorrem em premiação regional