Alunos de Jornalismo concorrem em premiação regional

UFRRJ vai levar mais de 10 trabalhos para o Intercom Sudeste — por Letycia Nascimento

O curso de Jornalismo da Rural vai levar seis produções para a premiação da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), parte da 22ª edição do Intercom Sudeste (Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste). É a primeira vez que tantos trabalhos da Universidade são aceitos no Congresso, além dos trabalhos práticos apresentados no Expocom os alunos de jornalismo também irão apresentar artigos acadêmicos no Intercom Jr. O evento acontece entre os dias 22, 23 e 24 de junho, no Centro Universitário de Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Depois de passar por uma pré-seleção de professores do curso, os trabalhos foram aprovados pelo congresso nas seguintes categorias: Documentário Jornalístico (“Porto, maravilha pra quem?”), Documentário Jornalístico em Rádio (“A rua ou a Vida: a melodia dos artistas de rua”), Ficção em Áudio e Rádio (“O Ardil da Raposa”), Reportagem em Telejornalismo (“Gentrificação no Vidigal: o processo das remoções diretas em indiretas”), e Reportagem em Radiojornalismo (“Da porta pra fora”). Os vencedores de cada grupo seguirão para o concurso nacional, em setembro, em Curitiba.

Jaqueline Suarez, aluna do 7º período de Jornalismo e vencedora de Melhor Revista em Impresso no concurso ano passado, comenta a sensação de voltar à Expocom Sudeste:

“Por ser o segundo ano, acho que a gente consegue segurar mais o nervosismo, masa expectativa voa. Sonho em conseguir trazer de novo o troféu para a Rural, mas é necessário sempre valorizar o que já se tem em mãos: já somos um dos cinco melhores documentários universitários de 2016”, lembrou Jaqueline.