Evento terá como tema Influenciador@s da Baixada
– por Anette Araujo
O Programa Educacional Tutorial (PET) Conexões Baixada realizará a VIIª Semana da Baixada “Influenciador@s da baixada”. Realizado no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, o evento está com edital aberto para submissão de trabalhos acadêmicos desde o dia 6 de setembro até o dia 27 deste mesmo mês. Poderão enviar seus trabalhos: discentes de graduação e pós-graduação, professores universitários e das redes públicas e privadas de ensino, artistas e produtores culturais, ativistas políticos dos movimentos sociais da Baixada Fluminense, como consta no edital.
Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 2 e 5 de outubro. Na terça acontecerá a abertura oficial e apresentação dos trabalhos acadêmicos inscritos pelos discentes através do edital. Ao longo da semana serão realizadas inúmeras mesas, oficinas, cine-debates e atividades culturais com diferentes temáticas como relações raciais, meio ambiente e questões de gênero e sexualidade. O evento conta com a presença de professores de diferentes instituições como UFRJ e PUC para compor suas mesas.
Uma das organizadoras do evento, Daianne Eduardo, fala um pouco sobre a importância da Semana da Baixada tanto para os estudantes como para toda a comunidade acadêmica.
“Entrei no Pet-Conexões na 5ª edição do evento e desde então encarei de perto como a Baixada Fluminense é rica em aspectos culturais, e que nunca é visto pela mídia ou até mesmo pelos próprios moradores. O tempo todo achamos que para ter algum contato com a cultura precisamos ir para o Centro do Rio, mas foi só nos eventos da Semana da Baixada que pude perceber o quão importante é nos reconhecermos aqui, no lugar onde nascemos e moramos.”
“Quem nos influencia o tempo todo, que estão na mídia, ou não reconhecidos ainda, mas que carregam um capital cultural muito grande e importantíssimo para nós estudantes? Quem são esses “famosos” que não passam por nossa cabeça que é/foram moradores da Baixada? Quem são esses influenciadores que estão por toda parte, mas não sabemos sua origem?“, questiona Daianne, bolsista do PET Baixadas, sobre a temática desta edição.
Para mais informações, acesse a página do PET Baixada no Facebook.
PET Baixada promove palestra com coordenador do OGUNTEC
Crônicas do Editor: Viagem a Inhotim