ICHS em peso viaja para Inhotim

Museu é localizado próximo à cidade mineira de Brumadinho – por Lucas Meireles

◊◊ Confira  também aqui a Crônica do Editor sobre a viagem ◊◊

O programa PET Dimensões da Linguagem, em parceria com a Direção do ICHS, promoveu, entre os dias 07 e 09 de Novembro, uma viagem ao Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho – MG.

A excursão foi aberta a princípio a membros de todos os PETs da UFRRJ e a alunos, professores e técnicos-administrativos do ICHS. Além de diversos petianos da UFRRJ, estiveram presentes docentes, alunos e técnicos de  Jornalismo, Filosofia, Belas Artes, Economia  e até Psicologia.

Grupo de alunos e professores que viajaram para Inhotim -MG.

Instituto Inhotim é um complexo cultural misto de Jardim Botânico e Centro de Arte Contemporânea, considerado o maior museu a céu aberto da América Latina.

Os jardins do parque contam com cerca de 181 famílias botânicas, 953 gêneros e pouco mais de 4.200 espécies, sendo 1.400 só de palmeiras. É a maior coleção em número de espécies de plantas vivas entre os jardins botânicos brasileiros. Igualmente, pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de mais de 100 renomados artistas brasileiros e internacionais, de 30 países, formam a coleção do complexo.

• Foto: Divulgação.

O acervo do museu é composto por cerca de 700 obras, dentre as quais se destacam exposições de artistas renomados como Tunga, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Doug Aitken, Hélio Oiticica, Neville d’Almeida, Matthew Barney e Lygia Pape.

Antes da viagem, a professora do curso de Jornalismo, Simone Orlando, que também é tutora do PET Dimensões da Linguagem e uma das organizadoras da viagem, falou sobre a importância da visita. “A proposta da atividade é a ampla possibilidade de fruição cultural do passeio, dada a importância do Instituto Inhotim para as artes, em geral”, ressaltou a docente.

A viagem

Na manhã do dia 07/11, um grupo de aproximadamente 60 pessoas, que confirmou seus respectivos nomes na lista, partiu, em dois ônibus disponibilizados pela UFRRJ, da rodoviária do P1 rumo a Minas Gerais. A viagem de 473 km durou cerca de 13 horas.

Um dos ônibus com os participantes.

No dia seguinte, 08/11, alunos, professores e técnicos estiveram livres para percorrer, de forma não-guiada, os mais de 20 km² repletos de galerias, instalações de arte moderna e jardins de Inhotim. Segundo informações da direção do parque, eram aguardadas cerca de 8 mil pessoas neste dia no Parque.

Confira aqui a opinião dos participantes em reportagem audiovisual preparada pelo grupo PET Dimensões da Linguagem:

O aluno do curso de Jornalismo, Eduardo Oliveira, antes de adentrar no Museu, falou sobre o que esperar da visita ao local. “Minha expectativa hoje é encontrar coisas que não encontro no cotidiano na minha cidade. E fazer isso é uma experiência ímpar. Para quando chegar na minha cidade passar a colegas e amigos”, relata.

Integração

Esta foi a primeira vez que todos os grupos da comunidade universitária estiverem presentes. Docentes, discentes e técnicos-administrativos foram convidados a viajar juntos.

A diretora do ICHS, Maria do Rosário Roxo, outra docente à frente da organização da ida a Inhotim, acredita que essa atividade coletiva expressa uma significativa união de técnicos, alunos e docentes do instituto. “O técnico, principalmente, é um ator social  com poucas oportunidades de sair da e pela universidade. Fico feliz em tê-lo representado nessa viagem“, explica entusiasmada.

Para a técnica do DArt, Sheila Segóvia, que já havia viajado duas vezes pela UFRRJ para o Congresso dos Secretários das Universidades Brasileiras (CONSUB), a visita, além de ter sido uma oportunidade de entrar em contato com um espaço cultural, serviu para estreitar laços de amizades. “Eu gostei muito do Museu, mas gostei mais de estar próximo dessas amizade que eu já tinha, mas não tenho tempo, durante o trabalho, de conversar sobre coisas aleatórias, coisas pessoais e aprofundar mais as amizades”, conclui a técnica.

A maioria dos estudantes ficou agrupada, junto a alguns professores, no Hostel 70. Lá o clima de confraternização foi ainda mais intimista.

A volta para Seropédica aconteceu na manhã do dia 09/11. Desta vez foram aproximadamente 14 horas de viagem.

A aluna do curso de Jornalismo e membro do PET Dimensões da Linguagem, Bárbara Amorim, decidiu escrever, em seu blog pessoal, sobre sua vivência dentro do Instituto. A postagem pode ser conferida na página Do Papel Para o Mundo.

Sobre o museu – O Museu abre de terça a domingo e a visitação custa R$ 44,00. Nas quartas-feiras (exceto feriados) a entrada é franca. O horário de funcionamento é de 9h30 às 16h30 de terça a sexta e de 9h30 às 17h30 nos fins de semana. Para realizar um tour virtual pelo Museu de Inhotim (clique aqui).