Baixada Fluminense foi tema da Semana Acadêmica de Ciências Sociais

Resistência e luta marcam a história da Baixada Fluminense

— por Luciana Sá Freire

A IV Semana Acadêmica de Ciências Sociais (SACS), que ocorreu entre os dias 08 e 12 de outubro, apresentou um debate sobre o cotidiano da Baixada. Direitos humanos, violência, segurança pública, movimentos sociais e religião foram alguns dos temas debatidos, na busca de um panorama sobre esta importante região do estado do Rio de Janeiro, que foi, ao longo da história, inviabilizada.

A programação incluiu mesas redondas, grupos de trabalho, palestras, oficinas e a exibição do filme “Nossos Mortos têm Voz”, cujo diretor executivo, Fernando Sousa,esteve presente. O documentário conta, através de depoimentos, a violência cometida na Baixada Fluminense e denunciada por familiares, “pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação da polícia na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros” , segundo os produtores do curta. O trailer está disponível no Youtube.

Jussara Freire foi outra convidada do evento. A socióloga e professora da Universidade Federal Fluminense é especialista em sociologia urbana, movimentos sociais urbanos e apropriação de espaços públicos e compôs a mesa sobre Direitos Humanos, Direito à Cidade e Mobilidade Urbana que ocorreu na segunda-feira (08).

Na terça-feira o tema do debate foi “A Baixada Fluminense e a Ditadura Militar”, onde os professores Jean Sales (UFRRJ) e Alexandre Fortes (UFRRJ) apresentaram o livro de mesmo título escrito por eles. “Gostaria que o tema fosse menos atual, estamos todos preocupados”, disse o professor Alexandre.

— fotos por Anette Araújo

  • Livro de autoria dos professores Jean Sales e Alexandre Fortes.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Inovações e resistência marcaram a VII RAIC da UFRRJ

    VII Reunião Anual de Iniciação Científica acontece de 23 a 27 de setembro na UFRRJ

    V Semana Acadêmica de Belas Artes – UFRRJ

    PPGFIL apresenta 3º Simpósio de Filosofia Antiga

    PET Dimensões da Linguagem promove 1ª Edição do Identidades