VII Jornada PET História marca os 10 anos do grupo na UFRRJ

O evento possibilitou colocar lado a lado alunos de graduação e pós, na divulgação de pesquisas e  debates acadêmicos — por Igor Celso e José Adriano Junior

 

Reprodução da Imagem de Divulgação da VII Jornada PET-História da UFRRJ

A VII Jornada PET História ocorreu nos dias 26,27 e 28 de setembro  de 2017, no Auditório Paulo Freire (ICHS), e teve como objetivo principal algo incomum na universidade: a apresentação da produção acadêmica de alunos da graduação lado a lado da pós-graduação em História.

O evento foi idealizado e coordenado pelos alunos do PET e seu maior objetivo foi  estimular o debate, a reflexão e a divulgação de pesquisas na área para toda a comunidade universitária.

A internacionalização do projeto pelo edital da CORIN (Coordenação de Relações Internacionais da UFRRJ) possibilitou a presença de duas professoras argentinas convidadas em uma das mesas, tornando o evento reconhecido internacionalmente.

Primeiro dia – No dia 26/09, terça-feira, a mesa de abertura apresentou o programa PET no contexto do curso de História e suas linhas de pesquisa, após 10 anos da criação do grupo. A fala do aluno egresso Vinícius Andrade, durante a primeira mesa, mostrou como o PET fez a diferença durante a formação do estudante, pois a partir das atividades de estudos realizadas no grupo, ele pôde desenvolver sua monografia.

Dando continuidade ao evento, a mesa de “Identidades, Narrativas e Biografias”, que aconteceu de 15h às 17h, abriu espaço para as análises dos alunos Jefferson Nascimento Albino (graduando), Dayane Menezes de Oliveira Pereira (pós-graduanda), Marcela de Oliveira (pós-graduanda), Bruna Doimo (pós-graduanda) e Leonam Quintéria Monteiro (pós-graduando). Jéssica Santana, uma das organizadoras e participante da mesa de abertura do encontro, pontuou a importância do seminário.

“É muito importante que os alunos tenham esse espaço de troca, alguns deles acabam direcionando suas graduações depois dos debates realizados aqui dentro, e o contato com pesquisas pode servir de inspiração para muitos deles. Só é uma pena que alguns professores não tenham liberado os alunos para vir ao evento”, explicou.

A última mesa do dia, “Escravidão e Liberdade”, que ocorreu das 18h às 20h, foi o espaço para divulgação das pesquisas de Rosa Queiroz dos Santos (graduanda), Maria Cristina Machado de Carvalho (pós-graduanda), Camila Carvalho (graduanda) e Jéssica Santana de Assis Alves (pós-graduanda).

Mesa de Abertura do VII Seminário PET-História

Segundo dia – No dia 27/09, quarta-feira, o evento teve início às 10 horas, com a palestra “Vozes Indígenas do passado e do presente em diálogos entre História e Antropologia: Experiências Fronteiriças em Curso”. Logo após, começaram as apresentações de duas mesas, com a participação de discentes: “Política e sociedade” e “Religiosidade e Poder”. A petiana de História, Marília, outra organizadora do evento, também apresentou seu trabalho de pesquisa na primeira mesa  e contou sua experiência como ouvinte.

“As mesas eram compostas tanto de alunos da graduação quanto da pós-graduação, tentando assim estabelecer uma ponte de diálogo entre esses dois universos com os mediadores que sempre faziam suas colocações e contribuições a respeito dos trabalhos apresentados. Eu sendo uma das organizadoras do evento, e ao mesmo tempo como uma aluna que teve a oportunidade de apresentar o trabalho de pesquisa, penso que esse foi um espaço bem frutífero e de trocas interessantes”, refletiu.

Além disso, neste dia foi vez da mesa “História da Baixada Fluminense: fontes perspectivas e problemas”, com o Prof. Álvaro Nascimento (DHE) – UFRRJ e a Prof. Manoela Pedroza – UFRJ.

Auditório Paulo Freire no segundo dia do evento.

Terceiro dia – No dia 28/09, quinta-feira, o encontro teve início às 9h30, marcado por um minicurso sobre “Fontes para o estudo da Ditadura Militar no Brasil”, com os alunos Leonam Quintéria Monteiro e Marcela de Oliveira, ambos da Pós-Graduação. Em seguida, a mesa “Relações de gênero, mulheres e moralidade”, que teve início às 13h e término às 15h, apresentou os trabalhos de Camila Domingos dos Anjos,  Caio César Rodrigues , Nathalie Drumond Alves do Amaral  e Thaís Marcello de Almeida, todos alunos da pós-graduação em História da UFRRJ.  A mesa fomentou um debate muito interessante acerca das relações de poder e gênero no decorrer do tempo.

De 15h às 17h,  a mesa “Estado e relação de Poder” foi conduzida pelos estudantes Raphael Castelo Branco da Silva (graduando), Camila Oliveira da Silva (graduando), Daniela Marques da Silva (pós-graduando), Thales Gustavo Tardivo Costa (pós-graduando) e Luise Gonçalves Villares (graduando). A proposta foi trazer contribuições  para o debate das medidas políticas e sociais que moldaram as relações urbanas e complexificaram as interações sociais.

A VII Jornada PET História teve seu término marcado por uma mesa redonda, que aconteceu de 18h  às 20h, com o tema “Perspectivas de gênero nos mundos do trabalho Brasil e Argentina” e foi composta por autoridades internacionais no assunto. Participaram da mesa a professora Cristina Schetini, da Universidad Nacional de San Martín; Valéria Silvina Pita, professora da Universidad de Buenos Aires; e Fabiane Popinigis (DHE), professora do curso de história da UFRRJ.

Foto da divulgação que mostra a mesa redonda composta por Fabiane, Cristiane e Valéria

O aluno Iago Pinheiro, um dos organizadores do evento, se mostrou satisfeito com o resultado do seminário e fez um apelo para que a universidade continue sendo um espaço de troca e de aprendizado em conjunto.

“Tivemos grande participação do público que contou não somente com os discentes de História, mas também de outros cursos que, reunidos no evento, puderam compor suas mesas redondas, minicursos e conferências. A todos que compareceram, a nós da Equipe PET agradecemos e desejamos que a Universidade se constitua como este espaço de debates e construção coletiva de conhecimento frente aos desafios encontrados, sobretudo, em pensar a sociedade brasileira”, desabafou.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    PET Conexões Baixada realiza VIIª Semana da Baixada

    PET Baixada promove palestra com coordenador do OGUNTEC

    Do Haiti para a Rural

    Crônicas do Editor: Viagem a Inhotim

    ICHS em peso viaja para Inhotim