“A vida na terra é possível pela existência da água e a artéria é responsável pela manutenção da vida, levando oxigênio para diversos órgãos do corpo humano”. Essa é uma das afirmações contidas na reportagem do programa “Artéria Natural“, um telejornal produzido voluntariamente por estudantes do curso de Jornalismo, em parceria com colegas da mesma graduação da UNEMAT, para discutir qualidade da água nos estados do Rio e no Mato Grosso.
Sob a orientação das professoras Fafate Costa (DLC) e Eveline Baptistella (UNEMAT), o projetou contou com a partipação dos alunos Flávia Adriana, Lucas Meireles, Priscila Raposo, Mariana Brito e Rômulo Norback, por parte da Universidade Rural, e de Cristiane Resende, Dênis Moreira, Francielle Mesquita, Lucas Alencar e Thays Aguiar, pela Instituição matogrossense.
“Eu acho que nós aprendemos bastante, porque você pensar um programa de TV a nível nacional com uma instituição de uma outra região do país mostra como as diferenças podem se unir para um bem maior como falar sobre a água como foi o Artéria Natural”, disse o estudante da UFRRJ e ex-aluno da UNEMAT, Rômulo Norback, que serviu como ponte entre as equipes das duas Universidades.
Entre as pautas apresentadas estão os cuidados com as nascentes do Rio Araguaia, com as águas do Aqüífero Guaraní (maior reservatório de água doce do mundo) e o de Piranema (localizado no município de Seropédica), além do projeto de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) por parte do governo do Rio de Janeiro.
Confira o telejornal abaixo:
“A Marcha da Maconha no Rio”: Alunos de Jornalismo fazem reportagem sobre o movimento
“Deus é Mulher”: reportagem sobre feministas cristãs
“Maraká”: Curta-metragem de alunos de jornalismo fala sobre índigenas urbanos
Alunos de Jornalismo vencem Prêmio SET de Melhor Telejornal Universitário