Belas Artes e ABCA realizam Mostra de Filmes Animados

Evento foi parte da celebração do Dia Internacional da Animação – por Lucas Meireles

Foto: Divulgação

A Coordenação do curso de Belas Artes e a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) apresentaram, no último dia 01 de Novembro, no Auditório do PAT (Pavilhão de Aulas Teóricas), um mostra de curtas-metragens como comemoração ao Dia Internacional da Animação.

Organizado pelos professores Sandro Lopes (DArt), Marisa Vales (DArt) e Giselle ‘Gika’ Carvalho – responsável por trazer o evento à UFRRJ –, a Mostra deveria ter ocorrido, de forma simultânea,  em diversos lugares do mundo, no dia 28 de Outubro, sábado, quando se comemora de fato o Dia Internacional da Animação.  Os organizadores, no entanto, adiaram para o dia 01, quarta-feira, por conta da diminuição de público na Universidade durante os fins de semana. No local, foram exibidos mostras de filmes infantis, históricos e nacionais oferecidos pela ABCA.

Esse ano também se comemora 100 Anos da Animação no Brasil. O marco é o filme O Kaiser, do cartunista Álvaro Martins, o Seth, lançado em 1917, e considerado o primeiro filme do gênero no país. No entanto a obra foi perdida, restando apenas um frame.

Público assistindo a mostra de filmes infantis (Foto: Lucas Meireles)

Para o aluno do curso de Belas Artes, Rodolfo Pires eventos como o Dia Internacional da Animação na Rural contribuem para a formação acadêmica dos estudantes: “Eu acho que trazer todos esses eventos de animação de forma didática contribui porque nós temos um nicho aqui muito bom. Pessoas criativas, que tem a vontade de fazer, vai ser ótimo para o nosso curso e para os profissionais que serão formados aqui”, afirmou.

Organizadores Gika Carvalho, Sandro Lopes e Marisa Vales (Foto: Lucas Meireles)

“Quando a gente traz para uma mostra ou quando os outros professores levam a uma exposição cria essa ligação entre o que está sendo discutido na sala de aula com o que está se fazendo na prática, uma discussão mais contemporânea do tema. Acho super relevante e a Rural poder fazer isso dentro do espaço acadêmico atualiza o curso de Belas Artes, atualiza a disciplina de animação e coloca a Rural no circuito de exibição”,  analisou o professor e animador Sandro Lopes, que levou sua turma da optativa de animação para a Mostra.

Crescimento da Animação em Belas Artes

Não é a primeira vez que a Rural sedia um evento de animação. A UFRRJ ano passado sediou um encontro com curtas do Anima Mundi. Em fevereiro de 2016, os campi de Seropédica e de Nova Iguaçu sediaram a realização do projeto de extensão AnimEduca. O evento trouxe consigo um conjunto de ações, como oficinas, workshops, mesas redondas e sessões de curtas de animação relacionados a animação, com o intuito de capacitar professores no uso da linguagem como ferramenta pedagógica e propagar a cultura do cinema de animação. O AnimEduca já está confirmado para 2018.

De acordo com a professora Marisa Vales, uma parceria entre a coordenação de Belas Artes e a e o Anima Mundi permite que todo ano uma turma de ilustração seja treinada pela equipe responsável por organizar o festival. O curso também conseguiu abrir, neste período letivo, a primeira turma da optativa de animação, ministrada pelo professor Sandro Lopes.

“É um caminho do qual as pessoas estão despertando agora e o curso pode oferecer”, afirma a professora e ex-coordenadora do curso, Marisa Vales, sobre o crescimento do ramo das animações 2D e 3D em Belas Artes.

O aluno Wanderson Verdana fala com empolgação sobre a chegada de professores com carreiras no ramo da animação, como é o caso do animadores Sandro Lopes e Gika Carvalho, que já não é mais professora de Belas Artes, mas mantém ligação com o curso: “Foi sensacional encontrar pessoas que trabalham na área, que são tops mesmo. Para mim foi incrível”, disse.

O animador Sandro Lopes falou sobre uma das principais características deste segmento, a capacidade do gênero animação de discutir diversos temas de forma lúdica: “Como a gente pode criar qualquer universo, você consegue, através de metáforas,  discutir qualquer tema contemporâneo. Temas às vezes muito difíceis, você consegue dialogar pela animação, não só para criança, mas para o adulto também”, concluiu.