A Prática da Queima Prescrita no Parque Nacional do Itatiaia – Importância no Combate aos Incêndios Florestais.

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI), em parceria com a UFRRJ e várias outras instituições, promove estudos sobre o impacto da queima prescrita nos solos e ambiente dos campos de altitude e como essa prática poderá ser utilizada para o combate dos incêndios florestais em unidades de conservação. Como justificativa do estudo vemos as áreas que foram palco, neste ano, de grandes incêndios como os no Cerrado e Pantanal, no centro-oeste brasileiro, com severos danos a esses biomas e suas espécies de fauna e flora. A partir daí é possível avaliar a importância do projeto, uma vez que este pode contribuir na prevenção de tais desastres ambientais.

Fonte: Ana Paula Pessim

A queima prescrita consiste basicamente no uso planejado do fogo para fins de conservação, pesquisa e manejo de material combustível em ecossistemas propensos a ocorrência do fogo.

Fonte: Ana Paula Pessim

O material combustível é a massa vegetal seca acumulada em áreas com maior propensão ao fogo, que pelas suas características botânicas é altamente inflamável, ou seja, incendeia-se com muita facilidade!

Esse é o caso de parte da vegetação encontrada nos campos de altitude do Parque Nacional do Itatiaia. Portanto, estudos que investiguem o impacto da queima prescrita neste ambiente são muito importantes.

Essa prática já vem sendo aplicada em diversas áreas de proteção ambiental, em todo o mundo, com o objetivo central de prevenir os incêndios e também facilitar o seu controle quando eles ocorrem. Resultados secundários, a partir desse processo, mostram que o ecossistema local pode até mesmo ser beneficiado, com o aumento da sua biodiversidade, em decorrência do retorno de processos sucessionais da vegetação nativa.

A importância do estudo da queima prescrita nos campos de altitude do PNI

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na serra da Mantiqueira, na região sudeste do Brasil, mais precisamente entre o RJ e MG. Um dos ecossistemas no PNI é o de campos de altitude, o qual é restrito as áreas montanhosas. É um ambiente de grande relevância ecológica, pelo elevado grau de endemismo, ou seja, diversas espécies de plantas e animais que só ocorrem nos campos de altitude.

Pelas características peculiares de clima, relevo, solo e vegetação, os campos de altitude são mais vulneráveis aos efeitos de mudanças climáticas que as porções mais baixas da paisagem no PNI.

Fonte: Roger Mejia

Como é feita a seleção do local para a realização da queima prescrita?

A primeira etapa para indicação de áreas que serão queimadas consiste da avaliação ecológica do local. Uma vez selecionada, fragmenta-se a vegetação para impedir a propagação de incêndios e assim facilitando a ação futura dos brigadistas, caso necessitem combater incêndios de grande intensidade. Nesse processo as áreas mais sensíveis ao fogo são protegidas.

Fonte: Internet

Resultado do manejo com a queima prescrita:

O manejo com a queima prescrita resulta em menor ocorrência de incêndios florestais de grande intensidade, maior facilidade de controlar o fogo caso ocorra pela fragmentação de áreas, diminuição da massa de combustível vegetal. Ainda, é reportado em alguns ambientes o aumento da diversidade biológica a partir do retorno de processos sucessionais da vegetação nativa.

Projeto PROEXT / UFRRJ n25/2020 Orientação Lúcia Anjos

Bolsista Micaelle Pereira.