— por Lucas Meireles
Conceitos de grandes filósofos e desenhos animados podem ter relação. Por conta disso, alguns alunos do curso de Filosofia realizam, no dia 21 de Novembro, a partir das 13h, no Auditório do PAT (Pavilhão de Aulas Teóricas) a segunda edição do “CineDesenho – A Filosofia nos desenhos, algo possível”.
Organizado pelos alunos Centro Acadêmico Eros de Filosofia (Caefil) e o CineFilo, o objetivo do evento é mostrar, de forma irreverente, como os conceitos filosóficos estão presentes em nosso cotidiano. Desta vez, serão analisadas os seriados animados “Três Espiãs Demais” (Marathon Productions), “Irmão do Jorel” (Cartoon Networks) e “Hora de Aventura” (Cartoon Network).
O estudante e um dos organizadores, Emanuel Castedo, falou que um dos objetivos do evento é dar protagonismo aos alunos do curso. Emanuel também explicou como foi a escolha dos desenhos animados nesta edição.
“Para o último CineDesenho a gente já tinha uns desenhos quase que pré- determinados. Boa parte daqueles desenhos são os que eu vejo com maiores críticas ou reflexões sobre a nossa sociedade ou pensamento, porém pegamos o desafio de escolher outros desenhos e não repetir e aproveitar e mostrar nosso ponto de vista que a filosofia pode ser facilmente ligada a animações”, disse o estudante.
Emanuel também afirmou que os desenhos foram escolhidos a partir de sugestões da própria comunidade ruralina.
“Então pra esse primeiramente a gente fez um post aqui no grupo da rural pedindo sugestões. Pegamos todas as sugestões e começamos a procurar algum episódio em que algo pudesse ser levantado”, explicou Emanuel.
Há um ano, os estudantes de Filosofia organizaram a primeira edição do CineDesenho. O evento seria uma prévia da Semana Acadêmica do curso. Na ocasião, cerca de 100 pessoas estiveram presentes no Auditório do PAT para acompanhar a apresentação.
Foram exibidos os desenhos “BoJack Horseman” (Netflix), “Irmão do Jorel” (Cartoon Network), “Rick and Morty” (FOX), “Steven Universe” (Cartoon Network).
Alunos de Letras organizam III Sarau Pede Poesia
Descriminalização do aborto foi tema de debate para o curso de Ciências Sociais
PET Dimensões da Linguagem promove 1ª Edição do Identidades